Ensino Híbrido

É uma metodologia que combina a aprendizagem presencial e remota, permitindo que o aluno estude sozinho on-line ou em sala de aula interagindo com os colegas e com o professor.

É uma junção de recursos para uma melhor experiência de aprendizagem, são diversos os modelos de aulas aplicados para enriquecer a prática em sala de aula.

Surgiu com a ideia de inovar o modelo tradicional de ensino através da integração da tecnologia à educação, de modo a estimular o protagonismo dos alunos no próprio processo de aprendizagem.

Como a tecnologia já está inserida nos aspectos gerais da vida dos estudantes, a tendência educacional do século XXI é utilizá-la também como ferramenta de aprendizagem, e nada mais oportuno que mesclar aulas on-line e off-line.

Na vida cotidiana, os alunos alternam suas vivências entre virtual e real, por isso a importância de estender essa realidade para as experiências escolares, estimulando-os a desenvolver uma aprendizagem mais significativa e concreta.

Embora a tecnologia seja uma excelente ferramenta de aprendizagem, sozinha ela não é eficiente, por isso a necessidade de combinar os ensinos virtual e presencial, ministrados pelo professor em sala de aula de acordo com o modelo tradicional.

Quais as vantagens do Ensino Híbrido?

Estudar de forma remota permite que o aluno utilize recursos digitais para aprender, seja dentro ou fora do ambiente escolar, tendo maior autonomia de como, quando, onde ou com quem quer estudar.

O objetivo dessa metodologia é que os dois modelos de ensino se complementem e promovam uma aprendizagem mais eficaz, motivadora e personalizada. Por serem diferentes entre si, tornam mais dinâmicas as atividades escolares.

As vantagens do Ensino Híbrido incluem a mudança na rotina dos estudos, autonomia dos alunos sobre o próprio aprendizado, aproximação com a realidade social e personalização do ensino.

Essa metodologia de aprendizagem se enquadra no conceito de escolas inovadoras e nas habilidades do futuro esperadas pelo mercado de trabalho, pois sua abordagem ativa estimula o desenvolvimento global dos estudantes

Escolas inovadoras têm como premissa o protagonismo do aluno e o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais, que envolvem aspectos sociais, comportamentais, esportivos, emocionais, artísticos, entre outros.

As habilidades do futuro caracterizam um desenvolvimento global dos alunos, que vai além dos conteúdos básicos das disciplinas curriculares, mas que podem ser estimulados na vivência em sala de aula. São elas:

• Pensamento crítico e aprendizagem ativa.
  • Criatividade e originalidade.
  • Resolução de problemas complexos.
  • Flexibilidade cognitiva.
  • Inteligência emocional.
  • Trabalho em equipe.
  • Gestão de pessoas.
  • Negociação.
  • Tomada de decisões.
  • Orientação a serviços.

Quais são os modelos utilizados?

Algumas das possibilidades de combinar o ensino presencial e remoto são:

• Rotação: propõe estudar uma mesma disciplina ou tema específico ora através de plataformas digitais, ora realizando projetos em grupo, e também dividir a turma entre quem estuda na modalidade virtual ou presencial, e alternar.
  • Sala de aula invertida: utilizar o conhecimento prévio do aluno, obtido por meio digital, para discutir em sala de aula o tema estudado e compartilhar com os colegas e o professor.
  • Flex: permite que o estudante aprenda através de recursos digitais com maior autonomia, mas tem o professor disponível para tirar dúvidas sempre que precisar.
  • Laboratório on-line: disponibiliza o curso inteiro em plataforma digital, mas em um ambiente físico, assim os alunos estudam no laboratório e também assistem às aulas tradicionais.

Como o C.A.F implementou o ensino híbrido:

No atual cenário de avanço da covid-19, o colégio Alves & Freitas disponibiliza uma plataforma como solução digital, que é um grande aliado na garantia do direito universal À educação de qualidade de todos os estudantes. Com o uso da plataforma de ensino digital o estudante é capaz de acompanhar mesmo de longe tudo o quer está acontecendo em tempo real em sala de aula, ou adaptar para horário mais oportuno na sua realidade. Além disso, disponibilizamos uma série de materiais de apoio, e as nossas redes sociais sempre indicam caminhos para dar continuidade as atividades escolares:

Facebook: https://pt-br.facebook.com/ColegioAlveseFreitas/

Instagram: https://www.instagram.com/colegioalvesefreitas/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCkcASkHwNfogdGiJXT5CmFQ

Todos esses recursos estão disponíveis para os nossos estudantes podendo acessar a qualquer hora, em qualquer lugar.

Que tal, navegar em nossas redes sociais e conhecer um pouco mais das funcionalidades e soluções desenvolvidas para melhorar o aprendizado e facilitar os estudos?