Data comemorativa: Dia da Secretária!

Data comemorativa: Dia da Secretária. No dia 30 de Setembro é comemorado o Dia da Secretária, no nosso colégio, temos uma representante muito especial nesse cargo: Renata.

Essa data foi criada afim de homenagear as profisionais dessa área, ressaltando sua importância administrativa, comunicativa, organizacional, e atendimento ao público e clientes da empresa.

Data comemorativa: Dia da Secretária! Você sabe o porque comemoramos o Dia da Secretária nessa data?

É que no dia 30 de Setembro de 1850, naceu Liliam Sholes, a primeira mulher a usar uma máquina de escrever. Filha de Christopher Sholes, o gráfico norte-americano e inventor da máquina de escrever. Para comemorar a ocasião de seu nscimento, as empresas fabricantes de máquinas de escrever realizaram diversos concursos para escolher a melhor datilógrafa. Tais concursos alcançaram sucesso passando a se repetir anualmente todo dia 30 de setembro, como muitas secretárias participavam, esse dia passou a ser conhecido como dia da secretária. Há também o dia do secretário, que é comemorado na última quarta-feira do mês de Abril Liliam se tornou um símbolo e é lembrada até os dias de hoje.

Ser secretária é optar por uma profissão, é gostar do que se faz, é investir no crescimento e na harmonia pessoal e profissional. É ter consciência de seu importante papel de agente de mudança e da atuação como acessora e agente facilitadora

Exemplos de algumas tarefas atreladas a essa profissão:

  • ➝ Realiza o agendamento e cancelamento de compromissos e eventos;
  • Atende clientes externos e internos;
  • ➝ Controla documentos e correspondências;
  • ➝ Participa de reuniões na elaboração de atas e pautas;
  • ➝ Atendimento telefônico;
  • ➝ Envio e recebimento de e-mails.

Ser secretária é mais do que atender telefonemas e agendar horários. É ter empatia e conciliar o melhor para todos. Feliz Dia da Secretária!

30 de Setembro, é comemorado o Dia da Secretária

Campanha Rematrícula Solidária 2022

Conheça a nossa Campanha de Rematrícula Solidária 2022:

O termo solidariedade, cuja a origem vem do francês “solidarité”, é o sentimento que nos remete a ideia de identificação e ação, não significa reconhecer somente a situação delicada de uma pessoa ou grupo social, mas incide também no ato de ajudar essa ou essas pessoas.

Mas como pensar em ajudar quem nem conhecemos? Isso é o verdadeiro significado de SOLIDARIEDADE, pensando nisso, criamos a Campanha de Rematrícula Solidária 2022 do Colégio Alves & Freitas.

É nesse ponto que a BNCC aponta a importância de se colocar no lugar do outro ao falar da responsabilidade da escola e da sociedade em proporcionar o desenvolvimento da EMPATIA.

Temos a BNCC como referência, um norte organizador que especifica o que ensina e onde se quer chegar. Ela não interfere no “como” ensinar, ou seja, não aponta qual ou quais metodologias e estratégias as escolas devem pautar o seu trabalho.

A BNCC aponta 10 Competências Gerais que permeiam da Educação Infantil ao Ensino Médio e que devem ser trabalhadas de maneira transdisciplinar, ou seja, perpassando as diferentes áreas, componentes curriculares e segmentos da Educação Básica.

O que temos que agregar em nossa intencionalidade pedagógica são propostas que oportunizem o desenvolvimento de tais competências, respeitando a faixa etária do nosso educando.  Compreendem as 10 competências gerais:

  1. Conhecimento – Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo a colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.

2. Pensamento Cientifico, Critico e Criativo – Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria da ciência incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas

   3. Repertório Cultural- Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais as mundiais, além de participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural

  4. Comunicação Utilizar diferentes linguagens-verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e cientifica, para se expressar e partilhar informações, experiências ideias sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

5. Cultura Digital-Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexos e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva..

6. Trabalho e Projeto de Vida-Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.                   Intenção Pedagógica entender o mundo criticidade e responsabilidade trabalho e fazer escolhas alinhadas à cidadania e ao seu projeto de vida com liberdade, autonomia, criticidade e responsabilidade.

7. Argumentação-Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

8. Autoconhecimento e Autocuidado- Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocritica e capacidade para lidar com elas.                                                                 Intenção Pedagógica cuidar da saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e a dos outros, com autocritica e capacidade por com elas.

9. Empatia e Cooperação– Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

10. Responsabilidade e Cidadania – Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 Tendo como objetivo central desenvolver a empatia, a responsabilidade e a cidadania em nossos alunos, propomos a seguir algumas atividades que podem ser adequadas às diferentes faixas etárias, da Educação Infantil até o Ensino Fundamental I, a Campanha de Rematrícula Solidária 2022 tendo como disparador a compra e distribuição de alimentos não perecíveis após todo o processo de rematrícula.

O final desta proposta culminará na doação desses alimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade social O repasse dos alimentos arrecadados durante a campanha será feito a representantes de entidades filantrópicas, escolhidas pela Escola.

A escola terá a oportunidade de se organizar, de forma a propiciar um ambiente de colaboração, despertando o espirito de confraternização não só em seus alunos, mas também à família, comunidade e todos os envolvidos no processo educativo

Meu filho não quer ficar na creche. E agora?

Meu filho perde a vaga se não levá-lo a creche pública durante a pandemia?

O meu filho não quer ficar na creche. E agora? Em primeiro lugar, não se desespere. É comum o filho manifestar que não quer ficar na creche. Esse comportamento costuma se manifestar no período de adaptação, esse período de adaptação pode ser uma escola nova ou um período após as férias. Em segundo lugar, converse com a escola para entender como isso está se manifestando dentro do espaço escolar. Após o depoimento da escola tente incluir na rotina as seguintes dicas:

  • Fotos da Família: uma boa estratégia é encaminhar fotos dos membros da família e pode até deixar em um mural na sala de aula;
  • Objetos de Apego: fraldinha, brinquedos, entre outros itens e objetos que a criança atribua sentimentos e emoções, como se fossem intermediários para expressar o momento que estão vivenciando;
  • Rotina: trabalhe junto com a creche seguindo horários semelhantes ao que a criança costuma realizar.
  • Crie Vínculo: siga as recomendações da professora, participe, sempre que possível, das atividades da creche, tais como: festas, projetos, entre outros. Esteja confiante na escolha do espaço, a emoção do adulto pode passar direto para a criança, o medo e insegurança acabam comprometendo todo esse processo. Quanto mais segura a família estiver mais confiança e tranquilidade irá passar para a criança.

Acompanhe as possíveis mudanças de comportamento. Além de seu filho não querer ficar na creche e manifestar choro, pode ser que ele deixe escapar o xixi, comece a acordar mais à noite. Não brigue ou chame a atenção, entenda que está passando por uma mudança e que terá sempre o seu colo para enfrentar a situação juntos. Mantenha a creche informada dessas reações e manifestações. Uma alternativa interessante é levar objetos da escola para casa, um livro, um brinquedo ou um objeto escolar que a criança tenha muito interesse. Acompanhe cada dia e comemore mesmo as pequenas conquistas, veja como a criança se comporta com o brinquedo em casa. No dia seguinte, incentive a ir para a creche reforçando que o objeto pertence aquele local e que é preciso ira até lá devolver.

SOLIDARIEDADE!!

Solidário é ser do bem, é ser responsável por trazer conforto a alguém, um simples gesto, uma palavra amiga, um abraço, uma doação.

Solidariedade nos dias atuais é o que mais necessitamos, precisamos de união para vencermos tempos tão difíceis. Faz bem para quem doa e principalmente para quem recebe. Faz bem ao coração!

Pensando em solidariedade, nós do Colégio Alves e Freitas, lançamos a Campanha do Agasalho – Doar Calor!!

“Fazer o bem sem olhar a quem” é o que realmente importa!

Contamos com a colaboração de todos!!

SER MÃE!!!

São muitas as formas de sermos mães, somos mães de sangue, somos mães de coração, somos mães pais, somos mães avós. Mas dentro de todas essas formas, somos o mais importante, somos amor!!

Ser mãe não é tarefa fácil, sofremos, choramos, não temos todas as respostas, mas mesmo assim tentamos ser as melhores.

Ser mãe é uma das melhores e maiores conquistas, nos tornamos mais corajosas, mais fortes, mais humanas e sobre tudo, aprendemos o que é amar um outro ser mais que tudo nessa vida, incondicionalmente, sem querer nada em troca.

Ser mãe é ensinar aos filhos a ter princípios, educação, caráter e acima de tudo, respeito ao próximo.

Ser mãe é agradecer por ter uma grande mãe e ser uma grande mãe.

Ser mãe é missão, é ofício, é prazer, é AMOR!!!

Ensino Híbrido

É uma metodologia que combina a aprendizagem presencial e remota, permitindo que o aluno estude sozinho on-line ou em sala de aula interagindo com os colegas e com o professor.

É uma junção de recursos para uma melhor experiência de aprendizagem, são diversos os modelos de aulas aplicados para enriquecer a prática em sala de aula.

Surgiu com a ideia de inovar o modelo tradicional de ensino através da integração da tecnologia à educação, de modo a estimular o protagonismo dos alunos no próprio processo de aprendizagem.

Como a tecnologia já está inserida nos aspectos gerais da vida dos estudantes, a tendência educacional do século XXI é utilizá-la também como ferramenta de aprendizagem, e nada mais oportuno que mesclar aulas on-line e off-line.

Na vida cotidiana, os alunos alternam suas vivências entre virtual e real, por isso a importância de estender essa realidade para as experiências escolares, estimulando-os a desenvolver uma aprendizagem mais significativa e concreta.

Embora a tecnologia seja uma excelente ferramenta de aprendizagem, sozinha ela não é eficiente, por isso a necessidade de combinar os ensinos virtual e presencial, ministrados pelo professor em sala de aula de acordo com o modelo tradicional.

Quais as vantagens do Ensino Híbrido?

Estudar de forma remota permite que o aluno utilize recursos digitais para aprender, seja dentro ou fora do ambiente escolar, tendo maior autonomia de como, quando, onde ou com quem quer estudar.

O objetivo dessa metodologia é que os dois modelos de ensino se complementem e promovam uma aprendizagem mais eficaz, motivadora e personalizada. Por serem diferentes entre si, tornam mais dinâmicas as atividades escolares.

As vantagens do Ensino Híbrido incluem a mudança na rotina dos estudos, autonomia dos alunos sobre o próprio aprendizado, aproximação com a realidade social e personalização do ensino.

Essa metodologia de aprendizagem se enquadra no conceito de escolas inovadoras e nas habilidades do futuro esperadas pelo mercado de trabalho, pois sua abordagem ativa estimula o desenvolvimento global dos estudantes

Escolas inovadoras têm como premissa o protagonismo do aluno e o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais, que envolvem aspectos sociais, comportamentais, esportivos, emocionais, artísticos, entre outros.

As habilidades do futuro caracterizam um desenvolvimento global dos alunos, que vai além dos conteúdos básicos das disciplinas curriculares, mas que podem ser estimulados na vivência em sala de aula. São elas:

  • Pensamento crítico e aprendizagem ativa.
  • Criatividade e originalidade.
  • Resolução de problemas complexos.
  • Flexibilidade cognitiva.
  • Inteligência emocional.
  • Trabalho em equipe.
  • Gestão de pessoas.
  • Negociação.
  • Tomada de decisões.
  • Orientação a serviços.

Quais são os modelos utilizados?

Algumas das possibilidades de combinar o ensino presencial e remoto são:

  • Rotação: propõe estudar uma mesma disciplina ou tema específico ora através de plataformas digitais, ora realizando projetos em grupo, e também dividir a turma entre quem estuda na modalidade virtual ou presencial, e alternar.
  • Sala de aula invertida: utilizar o conhecimento prévio do aluno, obtido por meio digital, para discutir em sala de aula o tema estudado e compartilhar com os colegas e o professor.
  • Flex: permite que o estudante aprenda através de recursos digitais com maior autonomia, mas tem o professor disponível para tirar dúvidas sempre que precisar.
  • Laboratório on-line: disponibiliza o curso inteiro em plataforma digital, mas em um ambiente físico, assim os alunos estudam no laboratório e também assistem às aulas tradicionais.

Como o C.A.F implementou o ensino híbrido:

No atual cenário de avanço da covid-19, o colégio Alves & Freitas disponibiliza uma plataforma como solução digital, que é um grande aliado na garantia do direito universal À educação de qualidade de todos os estudantes. Com o uso da plataforma de ensino digital o estudante é capaz de acompanhar mesmo de longe tudo o quer está acontecendo em tempo real em sala de aula, ou adaptar para horário mais oportuno na sua realidade. Além disso, disponibilizamos uma série de materiais de apoio, e as nossas redes sociais sempre indicam caminhos para dar continuidade as atividades escolares:

Facebook: https://pt-br.facebook.com/ColegioAlveseFreitas/

Instagram: https://www.instagram.com/colegioalvesefreitas/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCkcASkHwNfogdGiJXT5CmFQ

Todos esses recursos estão disponíveis para os nossos estudantes podendo acessar a qualquer hora, em qualquer lugar.

Que tal, navegar em nossas redes sociais e conhecer um pouco mais das funcionalidades e soluções desenvolvidas para melhorar o aprendizado e facilitar os estudos?

Protocolos Retomada Aulas Presenciais‼️

Passamos por momentos difíceis, mas com muitos aprendizados. Este é o momento de retomada e devemos nos preocupar com o acolhimento e a proteção dos nossos alunos, colaboradores e familiares.

Com o retorno gradual das aulas presenciais, elaboramos um conjunto de medidas para salvaguardar a saúde de todos.

Vale salientar que as considerações aqui apresentadas poderão ser alteradas a qualquer momento de acordo com as orientações dos órgãos de saúde em relação à COVID-19.

Para realizar as retomada das aulas presenciais de forma gradual e segura , o colégio Alves & Freitas criou um documento conhecido como “Protocolo de retomada”. Trata-se de um documento de orientação para melhor esclarecimento referente ao atual momento que estamos vivenciando.

Os cuidados começam na fachada da escola, logo na entrada nos deparamos com um cartaz de sinalização sobre a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção. Na sequência, antes de entrar no colégio, temos acesso ao tapete sanificante e tapete seco para higienização dos calçados. Disponibilizamos totem de álcool em gel 70%, além de, aferir a temperatura de todas as pessoas que entrarão no espaço escolar com termômetro digital.

Assim como, na fachada, todos os espaços da escola são demarcados com placas de sinalização. É necessário manter o distanciamento de no mínimo 2m por isso o piso é também demarcado com sinalizações, o mesmo cuidado abrange em todos os ambientes.

É incentivado o uso de álcool em gel 70% nos espaços de convivência entre as crianças, estimulamos a higienização das mãos com água e sabão nos momentos oportunos e somente utilizar toalhas descartáveis.

O uso de máscara é obrigatório e indispensável, zelamos pela troca da mesma de tempo em tempo e sempre que necessário.

O documento “Protocolo de retomada” é um importante instrumento para esclarecer aos estudantes e a comunidade escolar sobre a conduta, a recomendação e o que se espera durante esse período de pandemia, por isso reforçamos que a atitude individual faz a diferença no conjunto.

Sigam se cuidando, no caso de mínimas suspeitas ou surgimento de sintomas, fique em casa!! A escola estará preparada para oferecer todo o suporte necessário nesse momento.

Desejamos a todo um excelente ano letivo, contem conosco!!

Atenciosamente,

Equipe Colégio Alves & Freitas