Dança

A IMPORTÂNCIA DA DANÇA NO AMBIENTE ESCOLAR

A dança é uma forma de expressão, a Base Nacional Comum Curricular ( BNCC) coloca a dança em duas diretrizes da linguagem: a educação física e a arte , logo a dança não caminha sozinha contendo interdisciplinaridade sendo usada de diversas formas na educação.
Trabalhar a dança na escola é criar um ambiente de expressividade, criatividade e autonomia , ajuda no desenvolvimento afetivo, cognitivo, social, motor, visual ,auditivo, melhor entendimento de situações e poder de crítica. Dançar e aprender a dançar desenvolve a criança por completo além de ser e fazer parte de todas as culturas do mundo.
A dança como processo de aprendizagem busca o desenvolvimento não apenas das capacidades motoras das crianças como de suas capacidades imaginativas e criativas. Segundo CINTRA, R. (1999, P.46)

A dança entra como forma de exercício físico de média a alta intensidade ajudando no condicionamento físico da criança, saúde fortalecendo os ossos, os músculos, proporciona bem estar e lazer, melhora a postura. Desenvolve a disciplina necessária em muitos pontos da vida pessoal e profissional , ajuda na comunicação e pode ser a descoberta da forma de expressão de cada um.
A aula de dança tem como objetivo o desenvolvimento total da criança diversificando e ampliando o modo de aprendizagem ajudando no desempenho escolar, social , formar alunos participativos , responsáveis e críticos.

Principais objetivos:
Desenvolvimento cognitivo e motor (memorização, raciocínio , percepção , coordenação motora).
Estimular a comunicação e formas de expressão.
Proporcionar momentos de lazer e aprendizagem.
Desenvolver a criatividade e autonomia.

Professora Sarah Andrade Montoni