Conheça a nossa Campanha de Rematrícula Solidária 2022:
O termo solidariedade, cuja a origem vem do francês “solidarité”, é o sentimento que nos remete a ideia de identificação e ação, não significa reconhecer somente a situação delicada de uma pessoa ou grupo social, mas incide também no ato de ajudar essa ou essas pessoas.
Mas como pensar em ajudar quem nem conhecemos? Isso é o verdadeiro significado de SOLIDARIEDADE, pensando nisso, criamos a Campanha de Rematrícula Solidária 2022 do Colégio Alves & Freitas.
É nesse ponto que a BNCC aponta a importância de se colocar no lugar do outro ao falar da responsabilidade da escola e da sociedade em proporcionar o desenvolvimento da EMPATIA.
Temos a BNCC como referência, um norte organizador que especifica o que ensina e onde se quer chegar. Ela não interfere no “como” ensinar, ou seja, não aponta qual ou quais metodologias e estratégias as escolas devem pautar o seu trabalho.
A BNCC aponta 10 Competências Gerais que permeiam da Educação Infantil ao Ensino Médio e que devem ser trabalhadas de maneira transdisciplinar, ou seja, perpassando as diferentes áreas, componentes curriculares e segmentos da Educação Básica.
O que temos que agregar em nossa intencionalidade pedagógica são propostas que oportunizem o desenvolvimento de tais competências, respeitando a faixa etária do nosso educando. Compreendem as 10 competências gerais:
- Conhecimento – Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo a colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.
2. Pensamento Cientifico, Critico e Criativo – Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria da ciência incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas
3. Repertório Cultural- Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais as mundiais, além de participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural
4. Comunicação Utilizar diferentes linguagens-verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e cientifica, para se expressar e partilhar informações, experiências ideias sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
5. Cultura Digital-Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexos e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva..
6. Trabalho e Projeto de Vida-Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. Intenção Pedagógica entender o mundo criticidade e responsabilidade trabalho e fazer escolhas alinhadas à cidadania e ao seu projeto de vida com liberdade, autonomia, criticidade e responsabilidade.
7. Argumentação-Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
8. Autoconhecimento e Autocuidado- Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocritica e capacidade para lidar com elas. Intenção Pedagógica cuidar da saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e a dos outros, com autocritica e capacidade por com elas.
9. Empatia e Cooperação– Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
10. Responsabilidade e Cidadania – Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Tendo como objetivo central desenvolver a empatia, a responsabilidade e a cidadania em nossos alunos, propomos a seguir algumas atividades que podem ser adequadas às diferentes faixas etárias, da Educação Infantil até o Ensino Fundamental I, a Campanha de Rematrícula Solidária 2022 tendo como disparador a compra e distribuição de alimentos não perecíveis após todo o processo de rematrícula.
O final desta proposta culminará na doação desses alimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade social O repasse dos alimentos arrecadados durante a campanha será feito a representantes de entidades filantrópicas, escolhidas pela Escola.
A escola terá a oportunidade de se organizar, de forma a propiciar um ambiente de colaboração, despertando o espirito de confraternização não só em seus alunos, mas também à família, comunidade e todos os envolvidos no processo educativo